Conheça as principais franquias de chocolate disponíveis para investir no mercado brasileiro e as características e vantagens de cada uma delas.
Quem não gosta de chocolate? Salvo raras exceções, o chocolate está entre os alimentos preferidos do brasileiro. Tanto é que somos o 5º maior mercado consumidor em todo o mundo. Só no primeiro trimestre de 2022, a produção aumentou 11,43% em relação ao mesmo período no ano anterior, informa a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).
E não é difícil você sair por aí e se deparar com lojas especializadas em chocolates. Dos mais simples até os chocolates finos, o doce, se é que assim pode-se chamar, tem sempre fãs comprando-o diariamente.
• Por que investir em uma franquia de chocolate?
• Quanto custa investir em uma franquia de chocolate?
• As melhores franquias de chocolate do Brasil
• Vale a pena investir em uma franquia de chocolate?
Por que investir em uma franquia de chocolate é um bom negócio?
As franquias de chocolate estão dentro do segmento de alimentação no franchising e este é um dos segmentos que apresentaram maior crescimento no ano de 2022. As franquias de chocolate apresentam bom desempenho em vendas durante todo o ano, pois além de ser um produto de grande consumo, ainda são excelentes para se presentear.
As marcas de chocolate que adotam o sistema de franquias são campeãs em novidades e variedades. Há tipos de chocolates para todos os gostos e bolsos. Dos chocolates de produção artesanal, até os chocolates de produção em larga escala, o alimento é vendido bem sem depender de sazonalidades.
Quanto custa investir em uma franquia de chocolate?
Se você se interessa em abrir uma franquia de chocolate, mas ainda não sabe qual e muito menos quanto é necessário para investir, nós vamos te ajudar nessa missão. Abaixo te apresentamos uma listagem repleta de opções dos mais variados valores de investimento. Analise com atenção tudo que elas oferecem, o público-alvo que elas buscam e números que elas propõem em relação a retorno do investimento e lucratividade.
As melhores franquias de chocolate do Brasil
Cacau Show
A Cacau Show é a maior rede de chocolates finos do mundo. A marca tem mais de 3.000 lojas espalhadas por todo Brasil.
Modelos de negócios:
Loja Águia 2.0
Ideal para pontos comerciais com área mínima de 40m², o modelo de Loja Convencional tem faturamento estimado em 1 ano superior a R$1,2 milhão. Com investimento a partir de R$ 196 mil, incluso taxa de franquia, instalações e estoque inicial.
Loja Smart
Modelo especialmente desenvolvido para cidades e bairros com demanda e potencial de venda de até R$ 1,2 milhão em um ano. Com investimento a partir de R$ 143,5 mil, incluso taxa de franquia, instalações e estoque inicial. Loja planejada para ser ponto de encontro do cliente!
Quiosque
Direcionado para shoppings, universidades, áreas comerciais e rodoviárias. O Quiosque tem investimento inicial a partir de R$114 mil, incluso taxa de franquia, instalações e estoque inicial.
Container
O modelo de Loja Container é disponibilizado em 6m. Com investimento respectivamente a partir de R$64,9 mil, incluso taxa de franquia, instalações e estoque inicial. A previsão de retorno de investimento se dá a partir de 7 meses.
Investimento: a partir de R$ 64,9 mil
Faturamento: R$ 1.2 milhão / ano
Lucratividade média: entre 12% a 18%
Retorno do investimento: entre 7 a 24 meses
Saiba mais em: cacaushow.com.br
Lugano
Agora você pode fazer parte desta marca que é conhecida pela sua tradição e qualidade! Nosso objetivo é expandir os pontos de contato para que mais e mais pessoas possam ter acesso a uma experiência gastronômica deliciosa e inigualável. Vamos espalhar o sabor do chocolate e a delícia de empreender juntos? Atualmente, a Lugano está presente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste com mais de 30 lojas e todas as unidades seguem um modelo padrão que traduz a qualidade dos produtos e do atendimento. Quer conhecer mais sobre nós? Clique aqui ou veja cinco motivos para ser um franqueado Lugano:
Versatilidade do negócio: mix exclusivo de itens entre cafés, chocolates e cervejas artesanais;
Experiência: 46 anos de excelência na produção de itens e oferta de serviços;
Qualidade: o sabor único do chocolate de Gramado;
Parceria: suporte total para planejamento e implementação da sua franquia, além da reciclagem regular e da convenção anual para lançamentos e integração;
Singularidade: a possibilidade de você proporcionar experiências de Gramado que marquem a memória afetiva das pessoas em qualquer lugar no Brasil.
Investimento: a partir de R$ 460 mil
Faturamento: até R$ 3.6 milhões / ano
Lucratividade média: entre 15% a 20%
Retorno do investimento: até 24 meses
Saiba mais em: chocolatelugano.com.br
Havanna
A chegada da Havanna no Brasil foi em 2006. O sucesso foi instantâneo e não demorou muito para que outras lojas e quiosques fossem inaugurados pelo país. A partir de 2014, através do sistema de franquias, a expansão nacional foi acelerada. Hoje são mais de 200 unidades espalhados pelo Brasil.
A marca oferece 2 modelos de negócio: TO GO e Tradicional nos formatos Quiosque e Loja.
Investimento total: a partir de R$ 249 mil
Faturamento: não informado
Lucratividade média: 15% a 18%
Retorno do investimento: 18 a 24 meses
Saiba mais em: havanna.com.br
GoldKo
Empreendedor, é o seu momento de investir numa franquia GoldKo. Chocolate para quem ama Chocolate. E com resultados surreais.
Investimento: a partir de R$ 250 mil
Faturamento: até R$ 1.8 milhão / ano
Lucratividade média: não informado
Retorno do investimento: de 30 a 36 meses
Saiba mais em: goldko.com.br
Kopenhagen
A Kopenhagen é a líder absoluta no segmento de chocolateria premium e é reconhecida pelo público como uma marca de presentes icônica, inovadora e símbolo de status.
Aqui na Kopenhagen o franqueado não é um mero operador: ele participa das estratégias, tem voz e lugar de fala, o que é mais importante.
Faça parte da marca que há 94 anos é unanimidade nacional quando o assunto é chocolate.
Investimento: a partir de R$ 110 mil
Faturamento: até R$ 1.5 milhão / ano
Lucratividade média: entre 10% a 15%
Retorno do investimento: até 36 meses
Saiba mais em: kopenhagen.com.br
Brasil Cacau
Além da Kopenhagen, marca já estabelecida pelo Grupo CRM, em 2009, foi fundada a BRASIL CACAU, com o propósito de entregar chocolates de qualidade a preços acessíveis. Explorando a brasilidade na diversidade de sabores, traz um portfólio amplo, de auto consumo a opções presenteáveis.
A fábrica do Grupo CRM está localizada em Extrema, no sul de Minas Gerais, e conta com mais de 30 mil m2 de área construída e tecnologia de ponta para atender a demanda da Brasil Cacau. Isso permite à marca – mesmo sendo jovem – ser referência em inovação, produção e comercialização de chocolates finos a preços acessíveis.
Os produtos da Brasil Cacau são diversos em preços e sabores e são para diferentes ocasiões de consumo. Nossa fortaleza está nos itens de auto consumo, como trufas e a categoria Pegue & Leve, itens de baixo desembolso que permitem ao consumidor compor um mix de sabores na sua compra.
A marca também tem a categoria de tabletes maciços e recheados, que cresce ano a ano. Além disso, os queridinhos dos consumidores, como Gato Mia, Dinda e Quero Mais, são sucessos durante o ano inteiro.
Existem também as opções de presentes de diversas faixas de preço: de lembranças a opções presenteáveis para todos os públicos. Há forte presença nas principais datas sazonais do ano: Páscoa e Natal. Além de outras datas menores, que aumentam o fluxo das lojas, como: Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia das Crianças.
Investimento: a partir de R$ 90 mil
Faturamento: não informado
Lucratividade média: entre 10% a 15%
Retorno do investimento: até 36 meses
Saiba mais em: chocolatesbrasilcacau.com.br
Mundo Di Chocolate
Projetado e estrategicamente posicionado para gerar o máximo de experiência para o seu cliente, com 2 ou 3 cascatas de chocolate que geram e despertam a atenção do público para o consumo.
Possui proteção com sensores de presença para as frutas e espaço para consumir no local na parte traseira.
Ideal para shoppings, metrôs, aeroportos, grandes hipermercados ou locais com alta circulação de pessoas.
Investimento: a partir de R$ 160 mil
Faturamento: não informado
Lucratividade média: em média 35%
Retorno do investimento: a partir de 8 meses
Saiba mais em: franquiamundodichocolate.com.br
Caracol Chocolates
Há 40 anos, a Caracol é uma empresa moderna e inovadora, especializada em produzir chocolates artesanais de excelência. Uma história de amor pelo chocolate e, acima de tudo, de obstinação por oferecer os melhores produtos aos consumidores.
Investimento: a partir de R$ 232 mil
Faturamento: em média 1 milhão / ano
Lucratividade média: não informado
Retorno do investimento: em média 18 meses
Saiba mais em: caracolfranquias.com
Chocolateria Brasileira
A Chocolateria Brasileira é a escolha certa para você que ama chocolate e deseja empreender em uma história de sucesso. Seja franqueado de uma rede de lojas com vigoroso crescimento, obtenha sua independência financeira e construa um sólido futuro junto a nós.
Investimento: a partir de R$ 122 mil
Faturamento: em média 1 milhão / ano
Lucratividade média: de 10% a 18%
Retorno do investimento: de 20 até 36 meses
Saiba mais em: chocolateriabrasileira.com.br
Xôk’s Chocolates
Tudo começou em 1981, com Eneri Roso, fundador da Xôk’s que com uma panela de fogão na cidade de Marau, interior da serra gaúcha, criou um negócio consolidado que já dura mais de 40 anos.
A Xôk’s foi fundada inicialmente para atender o comércio local, e aos poucos foi se consolidando no mercado de chocolates, cafés e sorvetes, replicando então todo o sucesso em outras cidades, e já conta com mais de 50 franquias em 6 estados.
Investimento: a partir de R$ 149 mil
Faturamento: em média R$ 850 mil / ano
Lucratividade média: de 15 a 25%
Retorno do investimento: de 218 até 24 meses
Saiba mais em: xoks.com.br
Conclusão: vale a pena investir em uma franquia de chocolate?
Então, será que você deve investir em uma franquia de chocolate? É preciso analisar vários fatores. Primeiro, se você se identifica de verdade com o produto. Segundo, que tipo de investidor você é. Você quer ficar a frente do negócio no dia a dia ou colocar pessoas para tocar tudo e você administrar de longe, só tendo o negócio como mais um investimento? Existem franquias que exigem maior dedicação do empreendedor para obter os resultados prometidos pela rede. É preciso também avaliar o suporte oferecido, se é suficiente para o sucesso do negócio de acordo com a sua experiência etc.
Comunicado importante
*As informações sobre as franquias contidas neste artigo foram todas retiradas da Internet em páginas oficiais das próprias marcas, sendo inteiramente de responsabilidade das mesmas e podendo sofrer alterações sem aviso prévio.